Como usar Facebook para alavancar meu negócio
As redes sociais deixaram de ser ferramentas para passar tempo para se tornarem meios eficazes de negócios. A lógica é que elas atraem um grande número de pessoas de diferentes interesses e potenciais econômicos, o que permite abranger um grande mercado.
Entre as principais redes sociais atuais está o Facebook. Até o ano de 2013, um terço dos brasileiros utilizava a rede para diversos fins, o que torna o Brasil o 2º país em número de usuários.
Os números refletem o grande potencial de marketing da rede que pode alavancar negócios em todo o País. Criar uma página no site é o pontapé inicial para atrair clientes que buscam por serviços e produtos que sua empresa oferece. Mas, atenção: crie uma página, e não um perfil.
Pelo Facebook, também é possível divulgar a empresa, dar visibilidade ao site da empresa, principalmente se for adepta do e-commerce, promover sorteios, entre outras formas de divulgação.
Ao criar uma página, o Facebook oferece o serviço de divulgação gratuitamente, mas, se quiser alcançar um número maior de pessoas, é possível contratar um serviço de publicidade do próprio site. Os preços são bem acessíveis e atendem às necessidades da empresa.
As páginas também permitem que sua empresa apareça quando alguém procurar pelo nome dela ou pelos serviços oferecidos em sites de buscas. O próprio Facebook coloca a página no ranking das pesquisas, pois, ao criá-la, você vai classificar seu tipo de empresa, horário de funcionamento, formas de pagamento aceitas, endereços e outras informações importantes para os clientes.
Atrair clientes
Deixe a página interessante para atrair cada vez mais curtidas. A página contém todas as informações de alcance dos usuários em cada publicação (quantas pessoas viram, quantas curtiram, comentaram, compartilharam). Essas informações estão disponíveis apenas para o administrador da página.
Esteja pronto para atender bem o cliente pela página mesmo, ser prestativo atrai pessoas. Utilize vídeos do YouTube, de preferência que tenham relação com o serviço prestado pela empresa, mas sem ser maçante. Faça concursos, eles são sinônimos de interatividade. Divulgue informações e produtos exclusivos ou inéditos pelo Facebook. Seguir outras páginas podem gerar novas visualizações, pois eles podem escolher seguir sua página também e divulgar seu conteúdo.